Conheça os benefícios das aulas de alongamento

Conheça os benefícios das aulas de alongamento

É algo bem comum: você acorda de manhã, se espreguiça e… Sente um incômodo em alguma parte do corpo! Pode ser nos ombros, no pescoço ou mesmo na coluna. Um estalo aqui, uma dorzinha chata ali… Aborrecimentos bobos, mas que podem te fazer perder o dia! Mas o que será que causou esse mal-estar?

Os motivos podem ser vários. Estresse, insônia, má postura. Até mesmo uma atividade física praticada de maneira equivocada! Pois é, quando o exercício é feito, mas nos esquecemos de alongar nosso corpo, é bem provável que sintamos algum desconforto no dia seguinte. E o alongamento não é importante somente neste tipo de situação. Ele envolve uma vasta série de benefícios!

Vantagens para atletas e sedentários

Os alongamentos são exercícios físicos cujos principais intuitos são a prevenção de traumas musculares e a otimização do grau de flexibilidade do organismo. A aula especializada nesta modalidade favorece o estiramento das fibras, o que acarreta no aumento do comprimento dos músculos. É que quando a temperatura dos tecidos se eleva, o fluxo sanguíneo das articulações controladas por eles também sobe e, com isso, a elasticidade é melhorada.

Os benefícios podem ser notados tanto em esportistas de longa data quanto naquelas pessoas que deixaram o estilo de vida sedentário recentemente. Em todo caso, sempre deve haver a supervisão de um profissional da área.

Confira alguns benefícios das aulas de alongamento devidamente assistidas por um educador físico competente:

  • Ameniza a incidência de câimbras;
  • Estimula o desenvolvimento da autopercepção corporal;
  • Diminui os riscos de disfunções da coluna;
  • Incita o cérebro a liberar serotonina, o hormônio do prazer;
  • Melhora a postura,
  • Minimiza a tensão muscular;
  • Proporciona bem-estar físico e mental;
  • Reduz as possibilidades de desenvolvimento de lesões musculares e articulares;
  • Ameniza cólicas menstruais em atletas.

Alongamento antes ou depois das atividades?

Muitos profissionais defendem que os alongamentos devem ser feitos antes da prática de atividades físicas. Por outro lado, há aqueles que acreditam que o ideal é fazê-lo depois. Para não gerar dúvidas, o Tênis Clube de Suzano oferece aulas de alongamento – momentos em que você se dedicará totalmente ao bem-estar de seu corpo. Faça uma aula experimental!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *